A gestão industrial é um processo essencial para empresas que almejam manter-se competitivas no mercado, reduzir custos e aumentar a sua produtividade. Para ser considerada eficiente, precisa ser realizada de maneira completa, contemplando diferentes pilares e, consequentemente, administrando o processo industrial como um todo.
Aqui, você encontra conteúdos informativos e práticos que irão auxiliar a sua empresa a realizar essa atividade e a otimizar processos em equilíbrio com a tomada de decisões, viabilizando a eficiência operacional do seu negócio.
Auxiliam empresas no planejamento eficiente de objetivos e estratégias, fazendo com que todas as etapas necessárias para alcançá-los sejam colocadas em prática.
Contribuem para otimizar a produtividade e a eficiência das indústrias, permitindo entender os processos e, a partir disso, determinar onde está a causa-raiz do problema.
Auxiliam empresas no planejamento eficiente de objetivos e estratégias, fazendo com que todas as etapas necessárias para alcançá-los sejam colocadas em prática.
Diretamente relacionado à qualidade e eficiência, tem como objetivo manter a fluidez de processos e reduzir ao máximo gastos e problemas relacionados a paradas operacionais.
Lista a frequência e periodicidade de atividades de manutenção, detalhando quais máquinas e/ou equipamentos devem sofrer ações e quando isso deve ocorrer.
Tem como objetivo principal normatizar e organizar fluxos de trabalho a fim de promover eficiência operacional, ou seja, aumentar a produtividade sem aumentar os custos.
Pilar fundamental na busca por eficiência operacional, agiliza a execução de tarefas, reduz custos com a utilização de recursos e no melhor aproveitamento de tempo, além de diminuir chances de erros humanos e, consequentemente, retrabalhos.
Controle todas as etapas da operação desde a matéria-prima até o deslocamento necessárias para que seu produto chegue até o destino final e para que os processos apresentem fluidez.
Manter a organização do local onde o estoque da sua empresa, seja de insumos ou produtos acabados, é uma das primeiras boas práticas para alcançar eficiência logística.
No transporte ou no processo de produção, é um conjunto de ações cujo objetivo é evitar ou diminuir possíveis prejuízos ocasionados durante as etapas operacionais.
Protegem individualmente os colaboradores, reduzindo riscos de acidentes e as chances de desenvolvimento de complicações ou doenças relacionadas à execução das suas atividades.
Possibilita uma visão geral do negócio e em tempo real da operação, agilizando a identificação de inconsistências ou de pontos de melhoria proporcionando, assim, agilidade nas ações corretivas.
Investir em ferramentas que reduzam o uso de recursos e energia e, consequentemente diminua o impacto da sua operação no meio ambiente, é uma alternativa cada vez mais necessária para empresas que almejam mais lucratividade e competitividade.
A Indústria 4.0, através da adoção de tecnologias digitais avançadas e interconectadas, proporciona a otimização de processos produtivos, reduz custos e aumenta a qualidade dos produtos.
Na Indústria, a integração entre processos alinha os altos volumes de dados e os centraliza em um único lugar, facilitando a identificação de uso de recursos, o acompanhamento de produção em tempo real e o acesso rápido e fácil a qualquer informação.
Acesse nossa página de materiais gratuitos e encontre mais informações sobre indústria, outros segmentos e temas diversos por meio de conteúdos informativos e práticos para aplicar na sua operação.