KIT COMPLETO

Kit estratégico
para Plano de Ação

Acesse ferramentas práticas para acabar com não conformidades, corrigir falhas e otimizar sua operação com eficiência.

Preencha o formulário e baixe o material!

Para mais esclarecimentos sobre o tratamento de seus dados pessoais, leia nosso Aviso de Privacidade.
Os materiais são recomendados a profissionais dos seguintes segmentos, áreas ou departamentos:
Solucione problemas comuns, como:

O que é importante saber sobre o plano de ação?

O plano de ação é a formalização das atividades esperadas para atingir um determinado objetivo ou resolver um problema. Entre os tópicos que não podem faltar na criação desse documento, estão:
A seguir, você vai entender pontos essenciais sobre como colocar tudo isso em prática.

Como fazer a gestão de plano de ação?

A melhor técnica para gerir um plano de ação é definir um processo para tal finalidade. Partindo do pressuposto de que todos os itens necessários para a criação deste documento (aqueles citados no tópico anterior) foram propostos, o acompanhamento torna-se mais fácil.

Assim, a equipe estará ciente do que precisa ser realizado desde que haja objetivos bem traçados, alinhamentos durante as etapas de realização e uma boa visão sobre o resultado que se espera alcançar.

Quais os benefícios em aplicar planos de ação na operação?

Podemos listar diversos ganhos para operações com controles efetivos sobre a gestão de planos de ação. Entre eles, estão:

Em quais setores o plano de ação é indispensável?

O plano de ação é uma ferramenta versátil e aplicável a qualquer setor de diversos tipos de negócio. Podemos pensar em alguns exemplos práticos, como a mudança de determinado processo dentro de uma empresa. Neste caso, o plano de ação poderia ser um treinamento consistente para adaptação da equipe.

Outra situação comum é quando gestores identificam que a meta a ser alcançada está longe de ser atingida. Isso pode motivar a criação de um plano de ação para propor diretrizes a fim de redirecionar a operação.

Também há casos em que as ações planejadas são totalmente focadas em correção. Por exemplo: durante a aplicação de um checklist de controle de qualidade em uma indústria de alimentos e bebidas, detecta-se que uma máquina está apresentando a metade da performance esperada. Um plano de ação, portanto, deve ser seguido, englobando etapas como: avaliação, manutenção, regulagem e monitoramento.

Quais os modelos de plano de ação?

Existem diferentes opções de modelos de planos de ação que podem ser seguidos. O ideal é que cada operação entenda o que se encaixa melhor à sua realidade. A seguir, saiba um pouco mais sobre os principais (você vai encontrá-los no kit!).

Modelo 5W2H

O modelo 5W2H recebe esse nome porque resume as iniciais das perguntas que direcionam a criação de um planejamento de acordo com essa metodologia. São as seguintes:

5W

2H

Baixe o kit e acesse a planilha customizável para comprovar como esse modelo funciona na prática.

Quais os modelos de plano de ação?

O modelo PDCA também é conhecido como ciclo de Deming ou ciclo de Shewhart. Trata-se de uma metodologia de gestão focada em melhoria contínua, com base em quatro etapas:
Este padrão de planejamento também está no nosso kit em uma planilha customizável para você testar na sua operação. Aproveite também as outras planilhas e os ebooks para se tornar um expert no assunto!

Artigos relacionados

Conheça o
Checklist Fácil

O Checklist Fácil é uma ferramenta que facilita a implementação de processos padronizados, a realização de auditorias e inspeções, e a definição de padrões. O sistema é líder na América Latina e pode atender as necessidades de qualquer segmento. Conheça agora e potencialize sua operação!