Verifique mais de 50 itens sobre as condições da máquina e procedimentos de segurança necessários para a eficiência e a qualidade da sua operação!
A aplicação de checklists é um método para viabilizar inspeções sobre diversos itens que devem ser averiguados sobre um objeto, processo ou ambiente. Por isso, quando aplicado ao uso de empilhadeiras, esse tipo de ferramenta favorece uma avaliação completa e global de segurança, identificando riscos.
De acordo com levantamentos do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, cerca de 15% dos acidentes registrados no Brasil estão relacionados ao uso de equipamentos e máquinas.
Sendo assim, inspecionar operadores e maquinários é extremamente importante para evitar ocorrências durante o trabalho.
Entre os principais motivos de acidentes de trabalho com empilhadeiras e outras máquinas, estão:
Todos estes fatores representam sérios riscos durante o uso de equipamentos, pois um pequeno deslize pode acarretar acidentes graves, comprometendo a saúde do colaborador e a produtividade da operação.
Frente às principais causas de acidentes (como treinamentos, falhas mecânicas, falta de EPIs etc.), é essencial:
O modelo de checklist abrange todos os pontos citados acima em uma planilha organizada e pronta para ser utilizada.
O Checklist para Uso de Empilhadeira é composto por diversas abas que propõem diferentes tipos de checagem. Cada uma delas possui sugestões de itens para verificação, sendo que as respostas geram um score final por aba.
Com essa informação, você poderá entender se há algum risco presente, identificando onde ele está e o que é preciso ser feito para mitigá-lo. Esse tipo de evidência é essencial para a tomada de ações preventivas, corrigindo ou ajustando os pontos necessários para garantir uma operação 100% segura.
O checklist é apenas uma ferramenta, que depende de uso frequente para ser eficiente no dia a dia de uma empresa. Utilizar planilhas pode ajudar sua operação por um tempo, porém, a longo prazo essa não é a melhor opção.
Diversas aplicações vão gerar um volume grande de arquivos e de informações, dificultando a gestão ao longo do tempo.
Ademais, outro ponto que deve ser levado em conta é a demora no repasse de informações, pois compilar as respostas em relatórios não propõe a agilidade que a área de Saúde e Segurança no Trabalho (SST) precisa para atuar com eficácia.
Portanto, aproveite o modelo gratuito para entender como a metodologia dos checklists pode ser positiva, mas considere também utilizar uma tecnologia completa para gestão das suas inspeções e dados, como o Checklist Fácil.
Preencha o formulário e baixe o material!