KIT COMPLETO

Kit para
Gestão Agro

Quer aumentar o nível de eficiência operacional do seu agronegócio? Nossos materiais exclusivos foram desenvolvidos para ajudar os produtores rurais que desejam alcançar o sucesso

Preencha o formulário e baixe o material!

Para mais esclarecimentos sobre o tratamento de seus dados pessoais, leia nosso Aviso de Privacidade.
Os materiais são recomendados aos profissionais dos seguintes segmentos, áreas ou departamentos:
Solucione problemas comuns, como:

Como garantir a gestão operacional no agronegócio?

Garantir uma gestão eficiente é o desejo de todo produtor rural, não é mesmo? Certamente, a eficiência operacional desempenha um papel fundamental no êxito de uma empresa no setor agrícola, que representa 24,4% do PIB do país. Portanto, é necessário implementar uma série de boas práticas nas operações, como:

Como implementar o modelo de Procedimento Operacional Padrão (POP)?

A padronização de processos é uma estratégia de extrema importância para promover a eficiência operacional, redução de custos, conformidade e qualidade de uma empresa.

Nesse cenário, o POP torna-se uma ferramenta valiosa para empresas de diversos tamanhos, pois possibilita a personalização conforme as demandas específicas de cada negócio. Para implementar o modelo, proceda da seguinte maneira:

Como otimizar a gestão de manutenção de equipamentos agrícolas?

Os equipamentos e máquinas são recursos essenciais para a cadeia de produção agropecuária, porque podem ser utilizados em diversas atividades, desde o preparo do solo até a colheita. Dessa forma, otimizam a velocidade e a produtividade das atividades da propriedade rural.

Por esse motivo, a otimização da manutenção de equipamentos agrícolas é crucial para diminuir custos, prolongar a vida útil das máquinas e garantir a eficiência operacional. Existem dois tipos mais comuns de manutenção no agronegócio: a manutenção preventiva e a corretiva. Veja o passo a passo para garantir a otimização a seguir.
Implementar a manutenção preventiva é a melhor estratégia para reduzir gastos e potencializar a produção. Para isso, é necessário elaborar um cronograma para cada equipamento e máquina, seguindo as recomendações do fabricante.

Nesse contexto, os responsáveis precisam definir as datas conforme as épocas de plantio e colheita. Assim, o maquinário estará disponível em todas as etapas da produção e a safra não será prejudicada.
No entanto, mesmo aplicando um bom planejamento, existem situações em que é preciso recorrer à manutenção corretiva. Por exemplo, ao efetuar inspeções periódicas nos componentes e peças das máquinas, tais como filtros, motores e baterias, é possível se deparar com alguma falha. Nesse caso, é crucial substituí-los quando necessário para garantir o seguimento das atividades.
A capacitação da equipe oferece vários benefícios tanto para a empresa quanto ao trabalhador. Por meio de programas de treinamento, é possível assegurar a cultura de segurança no trabalho, aumentar a produtividade e desempenho dos colaboradores e garantir o alinhamento dos processos e atividades.

Como evitar perdas de produtos agrícolas?

Sem dúvida, controlar e prevenir avarias é um dos principais desafios da indústria de processamento. Uma pesquisa conduzida em 2020 pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq-Log) revelou que o setor perdeu 1,58 milhão de toneladas de soja e 1,34 milhão de toneladas de milho em estradas do país.   Por essa razão, invista em:

Como garantir a eficiência e segurança de alimentos?

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), anualmente, 420 mil vidas são perdidas devido à ingestão de produtos prejudiciais à saúde e uma em cada dez pessoas é intoxicada após consumir alimentos ou água contaminados. Para garantir a qualidade dos produtos e evitar contaminações, é necessário seguir algumas diretrizes:

Como aumentar a eficiência operacional de equipes na indústria de processamento?

A boa gestão de equipes é crucial para o sucesso de qualquer organização, pois promove o aumento da produtividade e assegura um nível mais elevado de motivação entre os colaboradores. Uma pesquisa da Gallup comprova que empresas cujas equipes estão mais empenhadas evidenciam uma rentabilidade 21% maior e uma produtividade 17% superior à das empresas com uma força de trabalho descomprometida.

Artigos relacionados

Conheça o
Checklist Fácil

O Checklist Fácil é uma ferramenta que facilita a implementação de processos padronizados, a realização de auditorias e inspeções, e a definição de padrões. O sistema é líder na América Latina e pode atender as necessidades de qualquer segmento. Conheça agora e potencialize sua operação!