Padronize o controle sobre o uso correto de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) em diferentes atividades industriais.
A utilização adequada de EPIs depende não só da distribuição desses dispositivos, mas também de orientação às equipes e do comprometimento dos colaboradores. Por isso, inspecionar a forma como esses equipamentos estão sendo utilizados no dia a dia é fundamental para garantir a segurança e prevenir acidentes nas operações.
Nas indústrias, por exemplo, mais de 60 mil profissionais de linhas de produção passaram por algum tipo de ocorrência relacionada a acidentes de trabalho entre 2021 e 2022. Os dados são do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, o Smartlab.
Sendo assim, devido à exposição a fatores como ruídos extremos, contato com produtos químicos, entre outros, o uso de EPIs é determinante para amenizar riscos.
Ademais, ao observar as equipes nas rotinas, é possível identificar não só o uso adequado, como também se algum item está danificado ou não está atendendo totalmente às necessidades da equipe.
Uma inspeção de EPIs precisa se dedicar essencialmente a três aspectos:
Nesse sentido, as inspeções visuais são o melhor método para assegurar checagens completas. Os profissionais responsáveis pela supervisão desses itens de segurança precisam estar atentos a detalhes, conhecendo a fundo os riscos de cada atividade e os equipamentos adequados para sua realização.
O monitoramento eficiente do uso de EPIs depende de processos bem definidos para essa finalidade. Dessa forma, deve-se garantir um bom planejamento, partindo do mapeamento de riscos operacionais para prever os itens recomendados de acordo com as ameaças presentes em cada ocupação.
A partir desse levantamento, é fundamental orientar ou investir em treinamentos para a equipe sobre o uso dos dispositivos de segurança, além de testar os equipamentos antes do uso efetivo. Recomenda-se, ainda, que as empresas mantenham estoques de EPIs, substituindo-os sempre que for preciso.
Por fim, para manter um controle de EPI eficaz, todas essas práticas devem ser unidas a registros operacionais que comprovem a entrada e saída dos EPIs, fornecedores de confiança e relatórios de inspeções regulares.
O modelo de checklist para inspeção visual de EPIs abrange formulários para checagem de diferentes atividades industriais, como:
Conforme os itens são preenchidos, é possível acompanhar o total de desvios identificados na aba “Dashboard”. Com isso, os responsáveis podem visualizar exatamente qual é a área que precisa de atenção.
Comece agora a utilizar o modelo e melhore continuamente os controles de Saúde e Segurança no Trabalho da sua operação!
Preencha o formulário e baixe o material!