KIT COMPLETO

Kit estratégico
para Manutenção

Organize processos e utilize ferramentas práticas para controlar reparos nos ativos da sua operação, com diversos conteúdos em um só lugar! 

Preencha o formulário e baixe o material!

Para mais esclarecimentos sobre o tratamento de seus dados pessoais, leia nosso Aviso de Privacidade.

Os materiais são recomendados a profissionais dos seguintes segmentos, áreas ou departamentos:

Solucione problemas comuns, como: 

Quais são os tipos de manutenção industrial?

Entre os tipos de manutenção comumente realizadas em uma indústria, estão: preventiva, corretiva, preditiva e prescritiva. São classificações que se diferenciam e se complementam, e, para saber mais, acompanhe detalhes sobre cada uma delas a seguir.

O que é manutenção preventiva?

Atuar preventivamente significa executar ações visando evitar que algo aconteça, correto? Portanto, a manutenção preventiva é essencial para afastar riscos de falhas ou problemas mais críticos em equipamentos e ambientes.  

O que é manutenção corretiva?

A manutenção corretiva, como o próprio nome indica, é toda aquela que visa reverter um problema ou avaria. Pode-se dizer, então, que se trata de um ato reativo, acionado somente quando algum imprevisto acontece. 

O que é manutenção preditiva?

A manutenção preditiva, por sua vez, é uma intervenção planejada com base em padrões de comportamento dos ativos. Desse modo, o objetivo é conseguir prever quando um equipamento ou sistema pode falhar ou apresentar alterações com base em histórico de uso e características do maquinário ou objeto em foco. 

O que é manutenção prescritiva?

Para finalizar, a manutenção prescritiva é um tipo de intervenção mais avançado, que depende de algoritmos de aprendizado de máquina (Machine Learning) para fornecer insights de otimização em equipamentos. Isso geralmente é feito por meio da integração de sensores IoT (Internet das Coisas) combinados à recursos de Inteligência Artificial (IA). 

Quais os benefícios de um controle e planejamento de manutenção eficiente?

Uma das vantagens mais significativas da gestão eficiente de manutenções é a economia financeira. De acordo com um estudo feito pela Associação Brasileira de Manutenção e Gestão de Ativos (Abraman), uma indústria gasta, em média, 5% do seu faturamento bruto total com manutenção. Por isso, controlar os diferentes tipos de manutenção existentes é o segredo para reduzir custos.

Além desse benefício, há outros ganhos que a eficiência em manutenção pode proporcionar, como: 

Como fazer um planejamento de manutenção eficiente?

Para garantir uma operação contínua e confiável de equipamentos e sistemas, um bom plano de manutenção deve levar em consideração, em primeiro lugar, uma análise detalhada sobre todas as necessidades dos ativos da empresa ou departamento. Considere sempre consultar manuais do fabricante e histórico de uso dos ativos. 

Na sequência, deve-se documentar os procedimentos e programar as execuções. Dependendo do caso, pode ser necessário algum tipo de treinamento das equipes. Portanto, essa iniciativa também deve fazer parte de um bom plano de manutenção.  

Entre os materiais do Kit Estratégico para Manutenção, você encontrará uma planilha para administrar um calendário completo dos reparos e serviços na sua empresa. É uma ferramenta capaz de ajudar bastante! 

Como fazer o controle de manutenção?

Realizar inspeções frequentes é uma das boas práticas que devem fazer parte das rotinas de manutenção e, por conseguinte, um jeito eficaz de controlar esse tipo de atividade nas organizações.  

É imprescindível, também, registrar detalhadamente o que for realizado, como reparos, substituições de peças e ajustes. Com isso, recomenda-se manter um histórico das execuções, monitorando responsáveis, progressos e intervalos entre as ações realizadas.  

O Kit Estratégico para Manutenção possui modelos de documentos e checklists para auxiliar esse controle. 

Plano de Ação para manutenções

O plano de ação é uma ferramenta que tem a finalidade de direcionar tratativas e promover o acompanhamento desde a proposição até a entrega do que deve ser executado. Por esse motivo, é uma ótima solução para embasar serviços de manutenção. 

Um dos materiais do Kit Estratégico fala sobre esse instrumento, e certamente vai auxiliar sua equipe a ter mais precisão nos registros a serem feitos.  

Como o uso de checklists contribui para o controle de manutenção industrial?

Checklists são documentos que orientam, padronizam e sistematizam inspeções, isto é, fornecem todos os subsídios para que se exerça um acompanhamento preciso das rotinas de manutenção 

Fazer isso de forma digital potencializa ainda mais os resultados. Com um sistema para digitalização de checklists e processos de manutenção, por exemplo, a coleta de dados passa a ser realizada com precisão, as informações são centralizadas e torna-se possível analisar dados confiáveis sobre as rotinas.  

Nesse sentido, os materiais deste kit seguem a metodologia de checklists e são uma amostra de todos os controles que você pode aprimorar se optar por utilizar um sistema como o Checklist Fácil 

Então, para ter uma amostra do quanto um software é capaz de impulsionar os resultados dos seus processos de manutenção, acesse o Kit Estratégico para Manutenção:  

Artigos relacionados

Conheça o
Checklist Fácil

O Checklist Fácil é uma ferramenta que facilita a implementação de processos padronizados, a realização de auditorias e inspeções, e a metrificação da operação. O sistema é líder na América Latina e pode atender as necessidades de qualquer segmento. Conheça agora e potencialize sua operação!